
CARTILHA DO PARTICIPANTE REDAÇÃO ENEM
Cartilha redação Enem
A redação do Enem exige que o estudante elabore um texto dissertativo argumentativo, seu texto é baseado nos textos fornecidos como base pela prova, onde é tratado um tema, que deve ser seguido pelo estudante. O tema de redação é sempre sobre assunto atual e relevante, sobretudo, a população do país.
A redação do Enem é dividida em tema, tese, argumentos e proposta de intervenção.
A tese é a opinião do estudante referente ao tema proposto pela prova, o estudante deve usar de bons e válidos argumentos que justifiquem e fortaleçam sua tese, que devem ser coerentes e coesos.
A redação do Enem deve seguir a escrita formal da Língua Portuguesa.
O estudante ao final de seu texto precisa criar uma proposta de intervenção sobre o tema de prova, que deve respeitar os direitos humanos e propor uma forma de resolver ou diminuir o problema do tema de prova.
Todo o texto produzido no Enem tende a ser avaliado por no mínimo 2 professores, independentemente.
Os critérios avaliados são: Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, compreensão da proposta, organização das ideias, argumentação e proposta de intervenção.
Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa: O estudante deve criar seu texto usando a escrita formal da Língua Portuguesa.
Compreensão da proposta: Compreender e aplicar vários conceitos de várias áreas para o desenvolvimento de seu texto, dentro da estrutura dissertativa argumentativa.
Organização das ideias: Fazer a seleção, organização, interpretar e relacionar informações, fatos, ideias, em defesa do ponto de vista do estudante.
Argumentação: Demonstrar bons conhecimentos para construir uma boa argumentação.
A redação do Enem pode valer até 1.000 pontos, para isso o estudante deve criar um texto excelente, e que respeite todas as 5 competências exigidas pela prova de redação do Enem.
Confira aqui, as técnicas e dicas para fazer uma excelente prova de redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e obter uma excelente nota.
Como estruturar a redação do Enem.
Saiba com fazer uma redação dissertativa bem estruturada para a prova de redação do Enem.
Introdução:
Na parte de introdução da prova de redação, o estudante deve fazer a reunião, seleção e separação das suas principais ideias sobre o tema, e de forma concisa apresentar o tema da redação ao leitor, e informar qual será a ideia central tratada em seu texto.
Desenvolvimento:
A parte de desenvolvimento é onde o candidato vai desenvolver o seu texto, com uma boa argumentação, mostra ao leitor o seu ponto de vista sobre o tem proposto pela redação do Enem, tudo isso muito bem embasado e construído com argumentos validos.
Conclusão:
Na parte da conclusão do texto, o estudante deve finalizar e concluir as suas ideias e argumentação sobre o tema proposto pela redação do Enem, e também é na conclusão que o estudante deve propor uma proposta de intervenção para o problema apresentado pelo tema da redação do Enem. A proposta de intervenção para o tema da redação deve ser válido e dentro da realidade, e deve respeitar os direitos humanos e a individualidade de cada ser.
As 5 competências requeridas pela prova de Redação do ENEM
Essa é uma importante competência da prova de redação do Enem, a Língua Portuguesa sendo considerada uma das mais importantes da prova, e o candidato deve respeitar a gramática, a ortografia, concordância e demais normas da Língua Portuguesa. Desrespeitar essa competência pode ser considerada falta grave no exame, dessa forma o estudante deve se atentar a essa importante competência.
Compreender e respeitar o tema proposto pela redação do Enem:
Compreender e respeitar o tema da redação é também uma das mais importantes competências da prova de redação do Enem, pois a proposta com a prova de redação do exame é que o candidato de forma séria e com conhecimento disserte sobre o tema em questão, por isso é importante que o candidato preste bastante atenção ao tema, e aos textos que são usados na prova como forma de inteirar e explicar ao candidato sobre o tema proposto pela prova de redação do Enem. De nenhuma forma o estudante pode fugir do tema proposto, sendo considerado um erro bem grave, que pode até zerar a prova de redação do candidato dependo da fuga do tema proposto pela prova.
Organização das ideias na redação:
Fazer uma boa seleção, organização e relação entre as ideias do tem proposto também é uma das competências solicitadas pela prova de redação do Enem.
Ter uma boa argumentação durante o texto:
A argumentação na prova de redação é muito importante e deve ser bem construída, que apresente de uma maneira bem objetiva e clara, de forma suas ideias, que reforçam e embasam a sua argumentação sobre o tema do texto.
Definir uma proposta de intervenção para o problema proposto pela redação:
Essa também é uma importante competência, e o candidato deve fazer sua proposta respeitando os direitos humanos, devendo ser respeitado de todas as formas.
Uma das partes mais temidas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação é causa, todos os anos, da ansiedade e aflição dos estudantes. Primeiro em razão do tema, que é sempre uma incógnita. Em segundo lugar, pelas regras e critérios de correção, que mesmo sendo bastante criteriosa, vem gerando polêmica pelas divergências e discrepâncias constatadas nas últimas edições.
Em face disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vem aprimorando, a cada edição, o método de correção da prova discursiva do Exame. Conforme previsto no Edital, atualmente, a redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sendo que cada um deles fica responsável por atribuir uma nota entre zero e 200 para cada uma das cinco competências estabelecidas.
Se uma diferença significativa de 200 pontos entre as duas notas ou de 80 pontos por competência for constatada, a redação é encaminhada, ainda, para um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, um novo recurso de ofício, nome dado a essa nova correção, é realizado e o texto é conduzido para uma banca avaliadora composta por três corretores, que atribuirão uma nova nota final ao participante.
Competências como o domínio da norma padrão da língua escrita, a organização das informações em defesa de um ponto de vista e a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos, são algumas das avaliadas pelos corretores. A demonstração de domínio da argumentação e a compreensão da proposta de redação e desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo também são outros pontos analisados.
Se o estudante não conseguir compreender a proposta de redação, não atender o tipo textual determinado e obtiver nota zero nesta competência, ele automaticamente terá sua prova anulada. Além disso, em casos de redação em branco, texto com até sete linhas, reprodução dos textos das coletâneas na íntegra e sem citação, desenhos e outras formas propositais de anulação, as provas serão zeradas na mesma hora.