UERJ 2018 MUDANÇAS NO VESTIBULAR UERJ 2017
O Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), órgão da Sub-Reitoria de
Graduação (SR-1) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ),
anuncia as principais mudanças para o Vestibular Estadual 2018. |
MUDANÇAS NO ENEM 2018 Após consulta pública, Ministério da Educação e Inep anunciaram alterações no exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro; ENEM terá redação no primeiro domingo e deixa de certificar conclusão do ensino médio A edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. A novidade é a principal de uma série de mudanças anunciadas na manhã desta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova.
|
![]() ![]() ![]() |
Confira abaixo as mudanças, ponto a ponto: Datas A partir de agora, o Enem – que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas – passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.
A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com
as provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas
e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.
O Enem deixa de certificar o ensino médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios. Segurança Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores. O Enem 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola. Fonte: Último Segundo iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-03-09/enem-2017-mudancas.html |